Em nosso último artigo, abordamos os motivos pelos quais advogados e escritórios de advocacia devem investir em seu posicionamento digital. Explicamos inicialmente o que de fato é “posicionamento digital”, quais estratégias e objetivos poderiam ser usados neste posicionamento, os resultados em conquistar mais visibilidade através do mundo digital e concluímos com reflexões sobre investimento de tempo e dinheiro, inclusive trazendo estimativas de percentual do faturamento que um escritório deve dedicar ao marketing.
Agora, nosso foco será ajudá-lo a identificar onde deverá investir em seu posicionamento digital. Site, redes sociais, conteúdo online, anúncios, fóruns, comunidades, aplicativos? O que vale a pena possuir? O que é necessário?
Focaremos basicamente em dois locais: site e redes sociais, pois eles são indispensáveis para qualquer negócio jurídico, não importando seu tamanho, localização ou área de atuação.
1 – Site institucional
Iniciaremos pelo site do escritório ou do advogado. Isso mesmo, advogado individual também precisa ter site.
Possuir um site é fundamental para qualquer negócio que deseje se estabelecer e crescer no mercado atual.
Seguem algumas razões pelas quais um site é importante para um escritório de advocacia:
- Presença online: um site permite que você tenha uma presença online 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que é essencial para que seja encontrado a qualquer momento e para que alcance um público mais amplo;
- Visibilidade: se bem otimizado (SEO) para motores de busca, seu site pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e desta maneira os seus potenciais clientes terão maior chance de encontrá-lo;
- Credibilidade: um site profissional pode ajudar a estabelecer a sua credibilidade, transmitindo uma impressão de profissionalismo e confiança;
- Comunicação: um site permite que você se comunique com os clientes e potenciais clientes de forma eficaz, fornecendo informações sobre áreas e serviços prestados, além dos seus meios de contato;
- Novos contratos: seu site pode ser uma ferramenta poderosa para gerar novos contratos de honorários, permitindo que os interessados possam procurá-lo de maneira facilitada;
- Competitividade: um bom site pode ajudar a aumentar a competitividade do seu negócio, permitindo que você se destaque da concorrência e atraia mais clientes;
- Análise de dados: um site pode fornecer dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, o que pode ajudar a otimizar a estratégia de marketing, principalmente a de conteúdos jurídicos, e melhorar a experiência do seu cliente.
Agora que entendemos os benefícios de possuir um site, vale ressaltarmos quais itens não podem faltar nele:
- Informações sobre o escritório através de um breve histórico, currículo dos advogados (sócios e associados pelo menos) e dados de contato;
- Área para compartilhamento de conteúdos: artigos, notícias, e-books;
- Portfólio de serviços do escritório, que normalmente localiza-se na página das áreas de atuação;
- Acesso fácil para contato, que pode ser um link, uma página com formulário ou outra forma instantânea.
A área citada para compartilhamento de conteúdos, normalmente denominada de Blog ou Artigos, é de suma importância para que o escritório e advogados possam estabelecer autoridade e gerar leads (possíveis clientes). Em breve faremos um artigo detalhando este ponto.
Para que seu site tenha sucesso, além de possuir os dados básicos já identificados, é necessário que ele seja facilmente localizável e acessável. Para isso, preocupe-se com:
- Domínio: a definição de um domínio fácil de ser lembrado e digitado é importantíssima. O uso de .adv.br, .com (sem o br) podem ser dificultadores. Portanto, tome bastante cuidado com esta escolha;
- Otimização (SEO): a otimização do seu site para que os motores de busca o localizem com facilidade, mesmo sem fazer campanhas pagas no Google Ads, é uma estratégia que se inicia na sua elaboração, portanto, converse sobre isso com o técnico antes de começar o seu desenvolvimento;
- Responsividade: mais um assunto técnico que não pode ser ignorado. O seu site precisa ficar perfeitamente visível em aparelhos diferentes, ou seja, tanto em um computador, quanto em um celular, ele precisa manter o layout e as funcionalidades;
- Velocidade: seu site não pode ser lento. Ninguém vai ficar esperando as páginas carregarem;
- Conteúdo interessante: não basta produzir conteúdo, ele precisa ser interessante para o seu público-alvo;
- Dados atualizados: todos os dados precisam ser mantidos atualizados. Sempre!
Para nós e para muitos outros especialistas em estratégias de marketing, o site é a mídia digital prioritária, mais eficaz, mais abrangente e totalmente indispensável para um negócio jurídico.
Todo advogado precisa ter um site!
2 – Perfis nas redes sociais
Para escolher as redes sociais onde deverá estar, é necessário fazer uma análise detalhada do seu público-alvo e se conhecer bem, a fim de não se contradizer estando em locais que não combinam com a marca que deseja divulgar.
LinkedIn, Instagram, Facebook e Google Meu Negócio são as redes mais usadas e podem reaproveitar as publicações umas das outras, portanto, vale a pena analisar pelo menos estas quatro.
Após escolher as redes sociais que irá criar perfis, é essencial que os mantenha atualizados e ativos. Veja os motivos:
- Manter a credibilidade: perfis desatualizados podem dar a impressão de que você não é ativo ou não se importa com sua presença online;
- Aumentar a visibilidade: perfis atualizados/ativos são mais prováveis de aparecer nos resultados de busca e nas feeds de notícias;
- Melhorar a experiência do usuário: perfis atualizados fornecem informações precisas e úteis para os seguidores e potenciais clientes;
- Demonstrar expertise: perfis atualizados podem demonstrar sua expertise e conhecimento em sua área de atuação;
- Aumentar as oportunidades de negócios: perfis atualizados podem atrair novas oportunidades de negócios e colaborações.
Manter seus perfis nas redes sociais atualizados é importante para manter uma presença online forte e eficaz. Verificar comentários e mensagens faz parte da atualização dos seus perfis.
Neste artigo, nos dedicamos a explicar melhor o posicionamento digital através do site e dos perfis nas redes sociais e agora acrescentamos uma reflexão: quando alguém acessa o seu site, você tem a chance de aproveitar toda a atenção daquela pessoa, pois para onde quer que ela olhe, mesmo que saia de uma página e acesse outra, só verá informações sobre você. Por isso, dedique-se a definir temas e textos para o seu site institucional e use estratégias de condução do público para ele, pois é a sua melhor chance de se mostrar com maior profundidade.
Seu site é a sua vitrine!!!
Já as redes sociais, também possuem seu valor, isso é inegável, pois elas auxiliam na sua penetração, uma vez que há uma facilidade muito grande de você e seus conteúdos serem compartilhados e sugeridos. Entretanto, numa rede social, mesmo quem tem interesse em você, facilmente poderá se dispersar com outro conteúdo que não seja seu.
Seja onde for, site ou perfis nas redes sociais, mantenha tudo bem atualizado e invista em conteúdos de qualidade e que realmente sejam interessantes para aqueles que deseja atrair.
Em breve voltaremos com um artigo falando sobre o compartilhamento de conteúdos, pois é a ferramenta mais poderosa e estimulada para que os advogados possam conquistar novos clientes nos meios digitais de maneira ética.
Até mais ver!
Membro consultora do CMJ, o Comitê Regulador do Marketing Jurídico do Conselho Federal da OAB, membro julgadora da 7• Turma do TED-MG e da 28• Turma do TED-SP, a primeira Turma do Brasil com competência exclusiva para apreciação da matéria Marketing Jurídico.
- LinkedIn: Juliana Pacheco
- Instagram: @julianapacheco_oficial
- Agência Ética
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