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Marketing Jurídico: Não existe fórmula mágica

by | 15/10/22

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As fórmulas milagrosas para o uso do marketing jurídico estão em todo lugar! Mas será mesmo que há chances de resultados neste tipo de solução?

Ora, se os caminhos do marketing passam pelo planejamento, estudo do mercado, autoconhecimento, detalhamento do cliente, busca pela satisfação do público-alvo e comunicação adequada, então é impossível cairmos neste tipo de oferta. O golpe está aí, cai quem quer!

Não podemos ser atraídos pelo sucesso fácil, ele não existe! O que existem são técnicas testadas e usadas para a definição de um plano individualizado. Vamos então rumo a uma trajetória de estratégia, estudo e resultados que nos levem a alcançar nossos objetivos.

Aliás, o que mesmo é o sucesso? Se os objetivos variam, logo não podemos encarar o sucesso como uma coisa única, pois não é! Cada um precisa saber onde deseja chegar, para que seu caminho seja devidamente trilhado, de acordo com seus propósitos, seus princípios e assim a conquista acertada se dará.

Pois bem, para que nossa estratégia logre sucesso precisamos ser capazes de analisar o mercado com olhar empreendedor, isso tem de passar a ser habitual. Investigar as oportunidades, identificar as ameaças e suas possíveis fugas são o início para que consigamos encontrar nichos promissores de atuação. O que o mercado deseja? Pelo que o público está disposto a pagar?

Depois, precisamos fazer uma autoanálise, compreender se temos o que é necessário para ofertar para o mercado o que ele demanda, onde precisamos melhorar, nossa concorrência e possíveis parcerias. O que consigo oferecer?

Agora, é hora de vasculhar quem é o possível cliente e compreender de quais males ele sofre, do que ele precisa, no que ele vê valor. Além disso, que tipo de informação ele consome, quais meios de comunicação ele utiliza, que linguagem é comum para ele. Para quem e como posso oferecer?

Por fim, identificar no detalhe a proposta de valor e serviços. O portfólio precisar ter todas as informações sobre cada uma das atuações e, assim, chegamos àquilo que ofereceremos ao mercado.

Somente passadas estas quatro etapas somos capazes de traçar um plano de marketing e de divulgação que terão chances de trazerem os resultados esperados. Só agora podemos decidir quais meios usar, tanto no mundo online quanto offline, quais formatos trabalhar e qual linguagem é a mais adequada para que a comunicação com os possíveis clientes seja eficaz.

Não compre fórmulas mágicas para que seja conduzido ao sucesso. O seu sucesso depende de qual é o seu objetivo, de quem é você, do legado que deseja deixar, da proposta de valor que deseja entregar, do cliente que deseja atender e de como espera ser visto e lembrado.

Encontre o seu caminho a partir de técnicas que comprovadamente poderão ajudá-lo em seu planejamento. Existem muitas variáveis envolvidas, é improvável que expedientes prontos logrem êxito milagroso.

Acompanhe nosso conteúdo, pois estamos aqui para ajudar os advogados encontrarem seus caminhos, seus objetivos e seu sucesso!

Juliana Pacheco

JP Gestão Legal e BuscaJur

Instagram: @julianapacheco_oficial https://www.instagram.com/julianapacheco_oficial/