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5 Estratégias Infalíveis no Marketing para Advogados

by | 08/02/23

Já dissemos que no marketing para advogados não existem fórmulas mágicas e que é uma perda de tempo insistir nesta ideia. No entanto, há algumas estratégias que se aplicam a todos os casos e são infalíveis, levando os advogados ao sucesso!

Há algumas etapas que não podem ser negligenciadas e são estas ações que, de maneira alinhada à estratégia do negócio, tornam-se certeiramente eficazes.

Para este artigo, selecionei 5 estratégias infalíveis para o negócio jurídico:

  1. Tenha um portifólio detalhado dos seus serviços
  2. Esteja onde o seu cliente está
  3. Seja reconhecido como uma autoridade no meio jurídico
  4. Invista em uma marca que o represente
  5. Divulgue-se!

Tenha um portifólio detalhado dos seus serviços

Detalhe sob todos os ângulos todos os serviços prestados por seu escritório, com ou sem parcerias externas, e defina:

  • Uma breve apresentação do serviço (um resumo)
  • Todas as atividades e etapas executadas
  • Quais são os entregáveis (o que o cliente recebe/percebe)
  • Os benefícios que um cliente tem ao contratá-lo
  • Quem é o público-alvo
  • Eventos que têm relação com o serviço, sejam jurídicos ou do negócio
  • Quais são os veículos de comunicação especializados no tema
  • Quem são seus concorrentes, o que eles fazem de bom e o que não é uma referência para você

Um portfólio detalhado de serviços possui todos estes itens e outros mais que fizerem sentido no caso concreto. É através destas informações esmiuçadas que temos uma melhor compreensão do que fazemos, do que entregamos, do que temos de diferencial, até onde podemos chegar numa negociação, como devemos apresentar nossos serviços, para quem, onde. Enfim, o que você precisará está tudo centralizado em um local e depois basta trabalhar com os dados para cada um dos fins que necessitar.

Ter as informações escritas, bem estruturadas e validadas é uma base sólida de partida para todas as ações de marketing.

Esteja onde o seu cliente está

Você precisar conhecer seu cliente, seus anseios, angústias, desejos, o que o faz perder o sono e qual é o seu mundo ideal. Lembra-se do slogan da Airbnb?  “Não basta visitar. Viva lá”. É disso que estamos falando! Não basta aprender sobre o seu cliente e o negócio dele, você precisa vivenciar. Só assim conhecerá, de verdade, a sua realidade e poderá ajudá-lo de fato.

Faça parte das associações do negócio do cliente, frequente os mesmos grupos, se possível, passe uns dias na sua empresa, almoce com pessoas de setores diferentes, entenda o funcionamento de todas as coisas possíveis, tenha interesse pelo linguajar usado e pelas aflições atuais e futuras que cada um sente.

Só após entender verdadeiramente quem é o seu cliente, sua persona, um perfil de cliente desejado, é que saberá de fato quais diferenciais poderá ofertar para ele, quem decide por sua contratação, quando isso pode ocorrer, em quais situações seus serviços se encaixam, quais outros serviços poderá adicionar ao seu portfólio, o que seu cliente lê, assiste e participa, ou seja, onde deverá manter contato com ele, com qual linguagem e em qual formato.

As experiências reais no “mundo do cliente” são o melhor laboratório para definição de portfólio, preço e plano de divulgação.

Seja reconhecido como uma autoridade no meio jurídico

Além do trabalho realizado diretamente com seu cliente e com seu futuro cliente, atinja seus pares demonstrando que é um expert em determinadas áreas e/ou temas. Não basta ser, é essencial que as pessoas reconheçam que é. Portanto, participe de comissões, grupos de estudo, palestras, congressos, artigos, livros, enfim, dos meios capazes de trazer conhecimento e de demonstrar sua capacitação.

Em um momento cada vez mais propício aos especialistas, ser uma autoridade reconhecida por outros advogados, é quase uma garantia de boas parcerias e indicações. Sem esquecermos que nossos colegas são consultados sobre nós a todo momento por quem deseja nos contratar e eles poderão não ter nada a falar, algo não positivo, ou terem uma palavra que contribua com sua contratação.

Invista em uma marca que o represente

Entender de fato quem somos, o que desejamos e como queremos ser lembrados, faz parte do processo de definição de nossa marca e de como nos posicionaremos no mercado. É muito penoso sustentar uma marca que não nos represente, por isso, entender nossa essência antes de construirmos como seremos expostos nos ajuda a sermos nós mesmos e com isso, sermos mais felizes. Não é apenas o retorno financeiro que configura o sucesso profissional, estar de bem com seu trabalho e com suas entregas, se sentir satisfeito com o resultado do seu serviço, também integram uma carreira vitoriosa. Independentemente se o seu desejo é ter sua própria banca ou trabalhar em alguma empresa ou escritório de advocacia, lembre-se de manter coerência entre você e a marca institucional da PJ. Se verificar que há uma diferença muito grande entre elas, repense!

Seja feliz com o que faz, sinta-se confortável com o que dizem sobre você quando você sai da sala, estes são os primeiros passos para conquistar o seu sucesso.

Divulgue-se!

Já diz o ditado: O que não é visto, não é desejado!

E como podemos aplicar este dito popular no marketing jurídico? Ora, esteja onde aqueles que deseja atingir estão. Seja presencialmente ou virtualmente, os seus possíveis clientes e seus possíveis parceiros precisam encontrá-lo com facilidade e se lembrarem de você sempre que possível. Preciso ter um site? É claro que sim!!!!
O Google é o maior indicador da atualidade e você precisa estar nele quando o procuram, ou pesquisam algo sobre sua atuação. Preciso ter perfis nas redes sociais? Sim, mas não em todas e com investimento compatível com sua estratégia e clientela. O Google também localiza perfis nas redes sociais. Jamais se esqueça que o mundo antigo ainda faz parte do mundo atual e que as relações presenciais continuam existindo, inclusive, em alguns casos elas são ainda as mais relevantes. Ou seja, calibre a organização do seu tempo para que seja encontrado onde e como será mais eficaz para atingir os públicos de seu interesse.

É isso pessoal, autoconhecimento + planejamento = resultado!

Espero que tenham gostado do texto e até daqui 15 dias. 😊

Juliana Pacheco

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