A presença digital dos advogados e escritórios de advocacia é cada vez mais uma necessidade e cada vez menos um diferencial. Portanto, quem não se posiciona bem no mundo digital, pode estar com os dias contados.
Mas o que exatamente é um posicionamento digital?
Refere-se à representação do escritório, advogado ou seus serviços na internet e em outros canais digitais, como por exemplo:
- Site institucional: um site que apresenta informações sobre o escritório, advogados (sócios e demais advogados), áreas de especialização e atuação, assim como dos serviços prestados;
- Redes sociais: perfis do escritório no LinkedIn, Facebook, Instagram, entre outras redes e também os perfis dos advogados;
- Conteúdo online: artigos, pílulas de conteúdo, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo publicados online;
- Anúncios online: publicidade em buscadores, redes sociais e outros sites (patrocínio, impulsionamento e campanhas no Google Ads);
- Fóruns e comunidades: participação em fóruns e comunidades online relacionadas ao nicho ou nichos de atuação do escritório;
- Aplicativos móveis: em alguns casos, aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis podem fazer sentido para fortalecer e facilitar o atendimento aos clientes.
Estar na internet é muito diferente de conquistar um bom posicionamento digital, por este motivo, um investimento se faz desnecessário.
O mal posicionamento é uma “propaganda” negativa. Enquanto o posicionamento adequado, direcionado ao público que se deseja atingir e alinhado à marca do escritório, é um impulsionador para o negócio jurídico e contribui para o fechamento de novos contratos e a permanência de clientes ativos.
Ao definir as estratégias de posicionamento, um escritório pode optar por um ou mais objetivos e investir em estratégias que os atinjam. Seguem alguns objetivos da presença digital:
- Posicionar a marca: criar uma identidade digital forte e consistente;
- Aumentar a visibilidade: melhorar a visibilidade do escritório, sócios e serviços prestados;
- Melhorar a credibilidade: uma presença digital profissional pode aumentar a credibilidade do escritório;
- Gerar leads: atrair potenciais clientes através de publicidade ética;
- Fomentar a interação: estabelecer uma relação com os clientes e potenciais clientes e ser sempre lembrado com referência em seus nichos de atuação.
O aumento da visibilidade, um dos resultados conquistados com a presença digital, gera frutos de muito valor para os escritórios:
- Maior alcance: com uma presença digital robusta, você pode alcançar um público mais amplo e diversificado, inclusive sem limitações geográficas;
- Melhor posicionamento: uma presença digital bem estruturada ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade em seu nicho.
Por outro lado, a inexistência ou perda de visibilidade acarreta:
- Dificuldade em ser encontrado: sem uma presença digital, é difícil ser encontrado por clientes e potenciais clientes, mesmo quando seu escritório ou algum colaborador é indicado no antigo e bom boca-a-boca;
- Perda de oportunidades: a falta de visibilidade online pode levar a perda de oportunidades de novos negócios, inclusive de cross selling.
E quais seriam os investimentos de um escritório para obter tais benefícios com o seu posicionamento digital?
- Tempo
- Dinheiro
O marketing de conteúdo digital é a base do posicionamento digital no meio jurídico. Pouco adianta ter um lindo site, se ele não possui um blog ou uma área de artigos e de nada adiantam perfis nas redes sociais se eles não produzirem conteúdos como artigos, vídeos e posts menores a depender do comportamento indicado de cada meio.
O tempo é essencial para que os sócios e outros colaboradores envolvidos possam produzir os conteúdos e textos institucionais, que posteriormente devem ser trabalhados com foco na divulgação pelos responsáveis pelo marketing.
E o dinheiro é necessário para que, ou o escritório mantenha uma equipe interna de marketing ou então terceirize esta atividade para uma agência especializada em marketing jurídico. Além disso, há investimentos com materiais, eventos, campanhas, entre outros.
Não é uma opção que um escritório com certa estrutura mantenha as tarefas relacionadas à sua divulgação compartilhadas entre os seus advogados. Profissionalizar o marketing e desobrigar o corpo jurídico de atividades técnicas relacionadas à divulgação, como a criação de artes, agenda, publicações etc. é o pontapé inicial para a profissionalização e crescimento de um negócio jurídico.
Desta maneira, o investimento no marketing precisa fazer parte do orçamento anual do escritório. Estima-se que para ter um bom resultado com as ações de marketing, um escritório deverá investir um percentual de seu faturamento a depender do seu tamanho:
- Pequenos escritórios: investimento entre 3% e 5%, R$ 3.000,00 a R$ 5.500,00 (investimento inicial com identidade visual, site, redes sociais e alguns impulsionamentos);
- Médios escritórios: investimento entre 5% e 8%, R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00 (além dos itens iniciais dos escritórios pequenos, aqui já falamos na participação em eventos, material institucional, inclusive para endomarketing e GoogleAds);
- Grandes escritórios: investimento de 10% ou mais, acima de R$ 35.000,00 (aqui pensamos em campanhas mais robustas, análises mais profundas de mercado e expansão do negócio e novos serviços etc.).
É claro que os números mencionados podem variar de acordo com os objetivos dos escritórios e das oportunidades que se abrem a eles. Mas optamos por trazer números com a finalidade de uma instrução mais prática de casos concretos que vivenciamos.
Ademais, é importante ressaltar que os resultados com as ações de marketing nem sempre são diretas e muitas vezes os sócios dos escritórios possuem dificuldade em identificar a relação causa x efeito de um adequado posicionamento digital com seu sucesso na advocacia.
Mas a verdade nua e crua é que escritórios de advocacia, inclusive aqueles já muito bem-posicionados no mundo offline, que não investem no mundo digital, perdem espaço para os que investem. Quanto a isso não há discussão.
Não espere resultados imediatos do seu investimento, mas aguarde uma consequência negativa para sua marca muito mais rápida do que imagina, caso opte por não investir em um bom posicionamento digital.
Enfim, ao programar suas ações anuais, não trate o marketing jurídico digital como algo supérfluo ou como um gasto sem retorno, pois mesmo que os resultados não sejam sentidos de imediato, sem dúvida alguma, este investimento irá ajudá-lo a se manter bem-posicionado ou a conquistar uma posição de destaque na advocacia moderna.
Fontes de pesquisa:
https://legalselling.com.br/estrategia-de-marketing-juridico-digital/
Membro consultora do CMJ, o Comitê Regulador do Marketing Jurídico do Conselho Federal da OAB, membro julgadora da 7• Turma do TED-MG e da 28• Turma do TED-SP, a primeira Turma do Brasil com competência exclusiva para apreciação da matéria Marketing Jurídico.
LinkedIn: Juliana Pacheco
Instagram: @julianapacheco_oficial
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